Anatomia Humana - Relatório de Observação.
INTRODUÇÃO
O vigente relatório aborda
experiências vividas no transcorrer da aula de laboratório. A aula no
laboratório se torna substancial para a conclusão do curso, por conta do assunto
ser parte das disciplinas que estão presentes na grade curricular do curso de
Enfermagem.
Através das aulas foi possível
observar a estrutura do laboratório, suas regras, funcionamento e materiais. No
relatório da aula prática foi narrada toda rotina das aulas observadas.
Os materiais e métodos foram
executados pela aluna e a mesma contou com a colaboração dos materiais
disponibilizados pelo AVA da UNIP, artigos encontrados na internet e o resumo
enviado pelo professor.
Para finalizar, toda a parte
escrita do relatório da aula prática, foram necessárias muitas pesquisas e
leituras, sendo tanto de sites da internet, como a leitura do Manual de
Orientações de Aulas Práticas e também as visitas e observações do laboratório.
OBJETIVOS
Estudar a constituição e desenvolvimento dos seres,
conhecendo a morfologia, a localização, a função e a organização do corpo
humano. Entendendo a importância da conservação dos esqueletos e órgãos para
estudos aprofundados fundamentais para as áreas da saúde. Apresentando o
valioso trabalho do formol, embalsamento e dissecação para os estudos, assim
contribuindo para o conhecimento da anatomia do vivente e colaborando com a excelência
em trabalhos ‘simples‘, como a aplicação de injeção intramuscular, evitando
assim que ocorram complicações pelos atingimentos em vasos sanguíneos.
Explorar o aparelho locomotor composto por ossos,
articulações e músculos, diferenciando as classificações dos ossos, suas formas
e suporte ao corpo. Compreender a importância do sistema cardiovascular e a sua
conservação para a circulação do sangue por meio dos vasos sanguíneos.
Concernir às divisões do sistema respiratório, diferenciando as vias de áreas
superiores das inferiores. Classificar os diferentes estudos da anatomia e
entender suas variações, entendendo que a anatomia é um estudo
macroscopicamente das estruturas do corpo e que suas diferenças podem ser
internas ou externas, sendo por conta do sexo, idade, raça, biótipo, evolução,
meio ambiente, dentre outros fatores.
Visualizar que as anomalias podem aparecer por motivos
distintos. Percebendo que a monstruosidade é causada por uma modificação
morfológica abundante. Organizar a divisão do organismo humano, diferenciando
membros superiores dos inferiores e do tronco. Observar e compreender o padrão
da posição anatômica, lembrando sempre da observação da pessoa ser com ela em
pé e ereta, com cabeça fixa para o horizonte, membros superiores posicionados
naturalmente na lateral do tronco e membros inferiores unidos.
MATERIAIS
E MÉTODOS
Durante as observações todos os alunos mantinham-se com
jalecos fechados de manga longa, sapatos fechados, cabelos presos e utilizando
luvas de silicone para manobrar as peças e ossos. Ao chegar à sala foi feita
uma introdução pelo PHD em Anatomia Humana. Com as
normas gerais de trabalhos em laboratórios relembradas e com a introdução
concluída, os alunos começaram o contato com peças, ossos, esqueletos humanos e
cadáveres.
O professor deu inicio com explicações das divisões da
anatomia, dando exemplos de anatomias macroscópicas, conhecidas por serem
estudos da morfologia e/ou topografia, que são possíveis serem estudadas a olho
nu ou com avanços tecnológicos para haver um pequeno aumento, foi possível
manusear um tronco encefálico, cerebelo e um diencéfalo durante a aula.
Passando para a anatomia microscópica, que é o estudo de
estruturas menores de um milímetro que necessitam de tecnologias para auxiliar
a ampliação, ou seja, que não são visíveis a olho nu, encontrou-se outros dois grupos,
sendo o primeiro do estudo das células, conhecido por Citologia, e o segundo o
estudo dos tecidos e suas organizações para a formação dos órgãos, conhecido
por Histologia, que ainda não foi estudado profundamente sobre. Para um melhor
entendimento destas anatomias foi utilizado lupas para analisar ossos, músculos
e cartilagens.
Ainda mantendo o contato com as matérias do laboratório
foi possível observar e manusear alguns esqueletos humanos. Foi reforçado a
importância dos ossos e como são influenciados por conta da nutrição, do
excesso ou falta de exercícios e dos hábitos de postura do individuo,
apresentando suas diferentes formas e tamanhos. Dando exemplo de um esqueleto
imaturo, que ainda esta se formando, que pode ser considerado o de um pré-adolescente,
os alunos observaram um esqueleto com escoliose idiopática. Executaram também o
manuseamento de um osso padrão, onde foi possível escrutinar sua epífise.
Dando sequencia ao sistema cardiovascular, que tem como
uma das principais funções transportar os nutrientes para todo organismo, foi
introduzido à observação de um coração que é nada mais e nada menos que o órgão
central deste sistema, no laboratório foi possível analisar um coração,
seguindo de explicações dos porquês das diferenças de tamanho que pode se
encontrar. Foi realizada a observação interna dos corações que estavam
extremamente conservados.
Por fim, mas não menos importante, o seguimento da aula
foi para o Sistema Respiratório que consiste na absorção e troca de gases entre
o corpo e o meio ambiente, que ocorre entre o sangue e o ar. Houve um elóquio a
respeito das três principais etapas da respiração, citando também outras
funções do sistema respiratório além das trocas de gases. No decorrer das
explicações a respeito desse sistema ocorria a observação de um crânio.
RESULTADOS
E DISCUSSÃO
Com o fim da aula foi possível abstrair muitos
conhecimentos tanto pela vivência, quanto pelo trabalho do professor, que foi
extremamente dinâmico o tempo todo, utilizando-se dos alunos para dar exemplos,
realizando explicações claras, tirando dúvidas e explicando quantas vezes fosse
necessário para haver a compreensão de todos da sala.
Nas explicações dos membros o professor foi atencioso em
falar sobre cada um com tranquilidade e leveza, pedindo para que não houvesse
anotações durante a atividade para que assim os alunos conseguissem prestar uma
maior atenção do inicio ao fim. Além das explicações durante a aula, o
professor colaborou com um pequeno resumo de tudo que foi abordado e que enviou
por e-mail para todos no fim da aula.
Para finalizar os alunos utilizaram-se do Manual do AVA
para responder perguntas a respeito das observações feitas no dia. Durante a
aula não foi notado nenhum erro ou algo que negativasse o ensino dos alunos,
tudo ocorreu de uma forma adequada e clara para todos.
CONCLUSÃO
Todas as observações realizadas nessas aulas de
laboratório tiveram uma grande importância para a aluna, pois assim foi
possível ver como realmente funciona este ambiente, ela conseguiu ter uma maior
compreensão da anatomia já que pode manusear e ver pessoalmente muitos itens
que antes havia visto somente por imagens. Notou que observar imagens sobre é
bem distinto de estar manuseando, que os detalhes são extremamente mais claros.
São através das práticas diárias na sala
de laboratório que ela percebeu quão amplo e diferentes é anatomia, reconheceu
também que é preciso aprimorar seus conhecimentos cada dia mais. Através da
união da teoria com a prática, dos debates da turma e das dinâmicas do
professor, que a aluna irá desenvolver sua melhor forma de atuação e
compreensão do assunto.
Essas observações colaboraram
abundantemente para o aprendizado da aluna, através delas que ela conseguiu
entender com maior clareza o que já havia visto em sala de aula e em seus
estudos. Conclui-se então que para ser um atuante na área é preciso passar por
essas aulas de observações e também por aulas práticas, sempre estar bem
preparado, estudando frequentemente, e estar sempre apto a mudanças conforme os
desafios encontrados no meio do caminho.
BIBLIOGRAFIA
GUEIROS, Thiago Jose. A importância da anatomia para profissionais da área da saúde. Acessado em 15 de Setembro de 2019.
VILICEV, Cassio Marcos. BELINELO, Renata
Guzzo Souza. COUTINHO, Raquel Machado. DOMINCIANO, Laura Cristina da Cruz. Anatomia. Acessado em 15 de Setembrode
2019.
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