Anatomia Humana - Relatório de Observação.


INTRODUÇÃO

O vigente relatório aborda experiências vividas no transcorrer da aula de laboratório. A aula no laboratório se torna substancial para a conclusão do curso, por conta do assunto ser parte das disciplinas que estão presentes na grade curricular do curso de Enfermagem.
Através das aulas foi possível observar a estrutura do laboratório, suas regras, funcionamento e materiais. No relatório da aula prática foi narrada toda rotina das aulas observadas.
Os materiais e métodos foram executados pela aluna e a mesma contou com a colaboração dos materiais disponibilizados pelo AVA da UNIP, artigos encontrados na internet e o resumo enviado pelo professor.
Para finalizar, toda a parte escrita do relatório da aula prática, foram necessárias muitas pesquisas e leituras, sendo tanto de sites da internet, como a leitura do Manual de Orientações de Aulas Práticas e também as visitas e observações do laboratório.

OBJETIVOS

Estudar a constituição e desenvolvimento dos seres, conhecendo a morfologia, a localização, a função e a organização do corpo humano. Entendendo a importância da conservação dos esqueletos e órgãos para estudos aprofundados fundamentais para as áreas da saúde. Apresentando o valioso trabalho do formol, embalsamento e dissecação para os estudos, assim contribuindo para o conhecimento da anatomia do vivente e colaborando com a excelência em trabalhos ‘simples‘, como a aplicação de injeção intramuscular, evitando assim que ocorram complicações pelos atingimentos em vasos sanguíneos.
Explorar o aparelho locomotor composto por ossos, articulações e músculos, diferenciando as classificações dos ossos, suas formas e suporte ao corpo. Compreender a importância do sistema cardiovascular e a sua conservação para a circulação do sangue por meio dos vasos sanguíneos. Concernir às divisões do sistema respiratório, diferenciando as vias de áreas superiores das inferiores. Classificar os diferentes estudos da anatomia e entender suas variações, entendendo que a anatomia é um estudo macroscopicamente das estruturas do corpo e que suas diferenças podem ser internas ou externas, sendo por conta do sexo, idade, raça, biótipo, evolução, meio ambiente, dentre outros fatores.
Visualizar que as anomalias podem aparecer por motivos distintos. Percebendo que a monstruosidade é causada por uma modificação morfológica abundante. Organizar a divisão do organismo humano, diferenciando membros superiores dos inferiores e do tronco. Observar e compreender o padrão da posição anatômica, lembrando sempre da observação da pessoa ser com ela em pé e ereta, com cabeça fixa para o horizonte, membros superiores posicionados naturalmente na lateral do tronco e membros inferiores unidos.

MATERIAIS E MÉTODOS

Durante as observações todos os alunos mantinham-se com jalecos fechados de manga longa, sapatos fechados, cabelos presos e utilizando luvas de silicone para manobrar as peças e ossos. Ao chegar à sala foi feita uma introdução pelo PHD em Anatomia Humana. Com as normas gerais de trabalhos em laboratórios relembradas e com a introdução concluída, os alunos começaram o contato com peças, ossos, esqueletos humanos e cadáveres.
O professor deu inicio com explicações das divisões da anatomia, dando exemplos de anatomias macroscópicas, conhecidas por serem estudos da morfologia e/ou topografia, que são possíveis serem estudadas a olho nu ou com avanços tecnológicos para haver um pequeno aumento, foi possível manusear um tronco encefálico, cerebelo e um diencéfalo durante a aula.
Passando para a anatomia microscópica, que é o estudo de estruturas menores de um milímetro que necessitam de tecnologias para auxiliar a ampliação, ou seja, que não são visíveis a olho nu, encontrou-se outros dois grupos, sendo o primeiro do estudo das células, conhecido por Citologia, e o segundo o estudo dos tecidos e suas organizações para a formação dos órgãos, conhecido por Histologia, que ainda não foi estudado profundamente sobre. Para um melhor entendimento destas anatomias foi utilizado lupas para analisar ossos, músculos e cartilagens.
Ainda mantendo o contato com as matérias do laboratório foi possível observar e manusear alguns esqueletos humanos. Foi reforçado a importância dos ossos e como são influenciados por conta da nutrição, do excesso ou falta de exercícios e dos hábitos de postura do individuo, apresentando suas diferentes formas e tamanhos. Dando exemplo de um esqueleto imaturo, que ainda esta se formando, que pode ser considerado o de um pré-adolescente, os alunos observaram um esqueleto com escoliose idiopática. Executaram também o manuseamento de um osso padrão, onde foi possível escrutinar sua epífise.
Dando sequencia ao sistema cardiovascular, que tem como uma das principais funções transportar os nutrientes para todo organismo, foi introduzido à observação de um coração que é nada mais e nada menos que o órgão central deste sistema, no laboratório foi possível analisar um coração, seguindo de explicações dos porquês das diferenças de tamanho que pode se encontrar. Foi realizada a observação interna dos corações que estavam extremamente conservados.
Por fim, mas não menos importante, o seguimento da aula foi para o Sistema Respiratório que consiste na absorção e troca de gases entre o corpo e o meio ambiente, que ocorre entre o sangue e o ar. Houve um elóquio a respeito das três principais etapas da respiração, citando também outras funções do sistema respiratório além das trocas de gases. No decorrer das explicações a respeito desse sistema ocorria a observação de um crânio.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Com o fim da aula foi possível abstrair muitos conhecimentos tanto pela vivência, quanto pelo trabalho do professor, que foi extremamente dinâmico o tempo todo, utilizando-se dos alunos para dar exemplos, realizando explicações claras, tirando dúvidas e explicando quantas vezes fosse necessário para haver a compreensão de todos da sala.
Nas explicações dos membros o professor foi atencioso em falar sobre cada um com tranquilidade e leveza, pedindo para que não houvesse anotações durante a atividade para que assim os alunos conseguissem prestar uma maior atenção do inicio ao fim. Além das explicações durante a aula, o professor colaborou com um pequeno resumo de tudo que foi abordado e que enviou por e-mail para todos no fim da aula.
Para finalizar os alunos utilizaram-se do Manual do AVA para responder perguntas a respeito das observações feitas no dia. Durante a aula não foi notado nenhum erro ou algo que negativasse o ensino dos alunos, tudo ocorreu de uma forma adequada e clara para todos.

CONCLUSÃO

Todas as observações realizadas nessas aulas de laboratório tiveram uma grande importância para a aluna, pois assim foi possível ver como realmente funciona este ambiente, ela conseguiu ter uma maior compreensão da anatomia já que pode manusear e ver pessoalmente muitos itens que antes havia visto somente por imagens. Notou que observar imagens sobre é bem distinto de estar manuseando, que os detalhes são extremamente mais claros.
São através das práticas diárias na sala de laboratório que ela percebeu quão amplo e diferentes é anatomia, reconheceu também que é preciso aprimorar seus conhecimentos cada dia mais. Através da união da teoria com a prática, dos debates da turma e das dinâmicas do professor, que a aluna irá desenvolver sua melhor forma de atuação e compreensão do assunto.
Essas observações colaboraram abundantemente para o aprendizado da aluna, através delas que ela conseguiu entender com maior clareza o que já havia visto em sala de aula e em seus estudos. Conclui-se então que para ser um atuante na área é preciso passar por essas aulas de observações e também por aulas práticas, sempre estar bem preparado, estudando frequentemente, e estar sempre apto a mudanças conforme os desafios encontrados no meio do caminho.



BIBLIOGRAFIA

GUEIROS, Thiago Jose. A importância da anatomia para profissionais da área da saúde.  Acessado em 15 de Setembro de 2019.

RUBINSTEIN, Ezequiel. Introdução ao estudo da anatomia. Acessado em 16 de Setembro de 2019.      

VILICEV, Cassio Marcos. BELINELO, Renata Guzzo Souza. COUTINHO, Raquel Machado. DOMINCIANO, Laura Cristina da Cruz. Anatomia.  Acessado em 15 de Setembrode 2019.



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