Pedagogia - Projeto para enfrentar a falta de motivação no Ensino Médio


1  INTRODUÇÃO

O Desafio Profissional foi apresentado ao grupo com o objetivo de solucionar um problema enfrentado por uma escola fictícia, onde alunos apresentavam falta de motivação para concluir o ensino médio e praticamente nenhum interesse em seguir com os estudos para um curso superior. 
Ao longo do projeto foram traçadas estratégias para elevar o interesse dos estudantes em concluir os estudos do ensino médio e se direcionarem para um curso superior da área de interesse dos mesmos.            
Neste documento se encontram definidas e explicadas tais estratégias, bem como os materiais e métodos aplicados e formas de avaliação para cada um dos temas propostos.

2  DESENVOLVIMENTO

Diante da seguinte problemática que foi apresentada: “A professora de Língua Portuguesa” Gabriela, ao identificar a falta de expectativas dos alunos formandos do 3º ano do Ensino Médio, propõe juntamente com a pedagoga Ingrid, o desenvolvimento de aulas interdisciplinares para tratar assuntos que agreguem valores à sua formação e incentivem a continuidade aos estudos e desenvolvimento profissional.
Ao iniciar o ano letivo de 2019, desenvolveu com os alunos do 3° ano do Ensino Médio uma produção textual, como o tema “Repensando o futuro”. O objetivo da professora era que os alunos pensassem sobre aspectos referentes ao seu desenvolvimento pessoal e profissional e, ainda, que refletissem acerca das expectativas após a formatura da Educação Básica.
Ao realizar a correção da produção textual, a professora ficou preocupada com a falta de motivação e expectativas dos jovens para continuidade aos estudos, visto que, em sua maioria, objetivavam concluir o Ensino Médio e se dedicar ao trabalho, pois acreditavam que as chances de chegar a uma universidade eram mínimas.
Na aula seguinte, a professora Gabriela propôs, em sala, uma dinâmica para discussão dos pontos propostos na redação, mas logo percebeu a resistência dos alunos, e ainda, quando alguns demonstravam interesse em participar, os demais começavam a ridicularizá-los, dizendo que não eram capazes.
Diante desta situação, a professora procurou a pedagoga Ingrid, expôs a situação e demonstrou a sua preocupação com as expectativas dos formandos. Prontamente, a pedagoga reconheceu a relevância da situação apresentada pela professora e propôs que desenvolvessem em integração com os docentes das demais disciplinas, aulas para a discussão de temas que levassem os alunos a refletirem sobre expectativas para o futuro, e ainda, que os incentivassem a continuar os estudos após a conclusão do Ensino Médio.”
Para a criação do projeto que auxiliará esta escola, dividiu-se a atuação em três grandes áreas, “Educação e Diversidade”, “A Tecnologia e a Juventude” e “A Importância da Formação Pessoal e Profissional.”
         Na primeira grande área de atuação, dedica-se tempo e energia para garantir a compreensão dos alunos de que a qualidade de vida, oportunidades de trabalho e sucesso profissional estão diretamente relacionados com o grau de estudo que os mesmos obtêm durante a vida. Este objetivo é justificado pela situação sócio-econômica em que os alunos estão inseridos. Numa sociedade que reduz cada vez mais as oportunidades para alunos desta situação, é essencial atuar ativamente para reverter esse cenário reforçado por todos os meios que os cercam.
             Para isso será realizada uma feira de profissões com palestrantes das áreas mais cobiçadas pelos alunos, essas áreas serão definidas através de uma pesquisa de interesse realizada previamente. Além disso, nessa feira de profissões, será apresentado um mapa do cenário atual do mercado com previsões para o futuro. Essa feira de profissões vem como uma ideia inovadora, que foge aos padrões de palestras e debates monótonos e que não atraem a atenção e interesse dos alunos. O interesse dos alunos deve ser sempre prioridade tanto na hora do planejamento de atividades propostas como na execução de tais atividades. As ações e atuações aqui devem ser voltadas ao objetivo central do projeto, não a mera exposição de profissionais de sucesso.
            Com relação ao segundo tema, o objetivo é afirmar o protagonismo dos alunos acerca da sua aprendizagem. Para isso, apresentar materiais e métodos utilizados para se desenvolver inovações e criar projetos concretos que realcem a atuação dos alunos. Nesta fase é importante a interação e atuação dos alunos com tecnologias presentes que facilitam e possibilitam feitos do interesse dos mesmos. Novamente, a ideia do projeto é apresentar um futuro diferente, que contemple a possibilidade destes alunos serem atuantes do próprio destino, podendo escolher dentre diferentes áreas de atuação profissional, porém reafirmar que todas estas áreas são dependentes da qualificação e formação intelectual dos estudantes.
            Quanto ao terceiro tema, o objetivo é favorecer a atribuição de sentido às aprendizagens, pois a aprendizagem é favorecida quando se vê o objetivo final do caminho seguido. Os alunos aqui devem ser apresentados a cenários promissores que são favorecidos com o aumento da qualificação profissional. Para se realizar isto, novamente um meio inovador será utilizado, colocando representantes dos alunos elegidos, por meio de uma votação, em contato com profissionais renomados de diversas áreas. Além disso, uma mesa redonda, que é uma maneira dinâmica e interativa de troca de informações, será criada. A gravação e exposição dos resultados em uma forma de mídia inovadora terão como objetivo atrair a atenção dos alunos, que enxergarão, nos colegas que foram escolhidos por eles, um pequeno sucesso já obtido. Novamente o objetivo aqui é fomentar cada vez mais o interesse dos alunos pelo sucesso, que será ressaltado várias vezes como facilitado pela melhoria da qualificação dos alunos.


PASSO 1

Nome da Escola: EMEB “Iris de Freitas Savieto”

Turma: 3º ano do E.M – A, B, C.

Número de Alunos: 120 alunos, sendo 40 em cada sala.

Nome dos professores e Educadores envolvidos: Katia Flávia de Moraes, Maria Elisa do Carmo, Jorge Nelson Ventura, Ingrid Soares e Gabriela Bezerra.

Descrição do perfil da Turma: Desinteresse por falta de estimulo e motivação. Resistência com foco em uma perspectiva de vida, visando trabalho em primeiro lugar. Pensamentos de chances mínimas para chegar à universidade.



PASSO 2
Tema 1 – Educação e Diversidade.

PLANO DE AULA

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome da Escola: EMEB “Iris de Freitas Savieto”.
Nome dos professores e Educadores envolvidos: Katia Flávia de Moraes, Maria Elisa do Carmo, Jorge Nelson Ventura, Ingrid Soares e Gabriela Bezerra.
Turma: 3º ano do E.M – A, B, C.

Tema: Educação e Diversidade.

Objetivos Gerais: Garantir a compreensão dos alunos de que a qualidade de vida, oportunidades de trabalho e sucesso profissional é diretamente relacionado com o grau de estudo obtido durante a vida do indivíduo, sendo este, potencializado quando o conhecimento é adquirido durante as fases iniciais do desenvolvimento do aluno. Certificar a todos que, independente de suas características pessoais e do grupo social que integrem trilhar o caminho de estudos garante melhores oportunidades de vida do que integrar o mercado de trabalho precocemente.
Específicos: Assegurar tempos e espaços para que os estudantes reflitam sobre suas experiências positivas relacionadas ao aprendizado que tiveram até então, de modo a valorizarem o ganho de conhecimento em contraponto ao trabalho.
Combater estereótipos relacionados ao grupo social que integram, discriminações de qualquer natureza e violações de direitos pessoais ou de grupos sociais, favorecendo a ampliação de horizontes de vida que é obtida com um desenvolvimento intelectual.
Construir projetos pessoais e coletivos baseados na liberdade de escolha de uma carreira proporcionada pelo encerramento de, ao menos, o ciclo básico de estudos.
Expor a relação trabalho qualificado x qualidade de vida e o ganho de oportunidades crescente diretamente relacionado com o nível de estudo do indivíduo.

Metodologia: Será realizada uma feira de profissões com palestrantes das áreas mais cobiçadas pelos alunos em uma pesquisa de interesse realizada previamente. Cada adolescente escolherá três profissões as quais gostaria de se aprofundar e que almeja atuar na área futuramente. Após as profissões serem anotadas, os professores se reunirão e selecionarão as nove mais citadas.
Posteriormente, os professores irão atrás dos palestrantes dos temas escolhidos. Durante a palestra será abordado a história de vida do profissional. Abordarão também as melhores formas que utilizaram para estudar para os vestibulares e quais são as melhores universidades do curso que prestaram. No encerramento, citarão o atual status do mercado de trabalho das profissões e citarão também projeções para o futuro.
Para concluir a Feira de Profissões, os alunos poderão escolher conhecidos para falarem um pouco sobre a profissão à qual exercem. A feira terá duração de três dias e será aberta para o público de fora da escola. Cada dia contará com três palestrantes oficiais e dois palestrantes que serão convidados pelos alunos.

Recursos: Recursos audiovisuais comumente utilizados em palestra. (Telão branco, slides, retroprojetor, vídeos, etc).

Avaliação: A avaliação acontecerá através da compreensão da importância dos estudos mesmo na fase adulta, ressaltando que é possível expandir as oportunidades de vida. Posteriormente, será obtido um feedback dos alunos e participantes da feira sobre como esta impactou em seu cotidiano e tomada de decisões.

Referências: BRASIL. Base Nacional Comum. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acessado em 04 de Setembro de 2019.


Tema 2 – A Tecnologia e a Juventude


DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome da Escola: EMEB “Iris de Freitas Savieto”.
Nome dos professores e Educadores envolvidos: Katia Flávia de Moraes, Maria Elisa do Carmo, Jorge Nelson Ventura, Ingrid Soares e Gabriela Bezerra.
Turma: 3º ano do E.M – A, B, C.

Tema: A Tecnologia e a Juventude.

Objetivos Gerais: Afirmar o protagonismo dos alunos acerca da sua aprendizagem. Aguçar comportamentos que garantam o aprendizado dos alunos. Apresentar o contexto do saber. Atingir os objetivos de formação completa do aprendizado dos alunos.
Específicos: Afirmar o protagonismo dos alunos acerca da sua aprendizagem e o desenvolvimento de suas competências de distração, independência própria, profissional, intelectual e política. Aguçar comportamentos cooperativos e assertivos para encarar os desafios da aprendizagem individual e coletiva em comum, apoiada na pratica e na revolução. Assegurar e apresentar o contexto do saber, unir as proporções da ocupação, da ciência, da tecnologia e da cultura. Antecipar ajuda a juventude para confessar suas capacidades e vocações, e pontos de vista e criar oportunidades, atingir objetivos de formação e implantação habilitado presentes e/ou futuras, e fortaleçam uma aparência diligente, ética e criteriosa para percorrer no mundo do trabalho e na sociedade em geral.

Metodologia: Realizar um Projeto de Letramento junto aos alunos do terceiro ano do ensino médio. O projeto será realizado durante 1 hora semanal no período da aula de informática e terá um dia por semana com contra turno para aprofundar o assunto, sendo este contra turno obrigatório a todos para estimular o real interesse em aprender. No decorrer do Letramento serão desenvolvidos diversos aplicativos de games pelos alunos e serão ministradas palestras por profissionais da área da tecnologia ressaltando a importância da mesma em diversos períodos da vida, expondo aplicativos que contribuam para a aprendizagem nos vestibulares e que estimulem habilidades como: concentração, lógica, formulação de estratégias, auto confiança e por fim tomada de decisões em situações que exijam raciocínio rápido. No encerramento, os alunos receberão um certificado garantindo seus desenvolvimentos com o Projeto de Letramento e os três destaques de cada turma receberão um estágio remunerado em uma empresa de Desenvolvimento Tecnológico além de uma bolsa de estudo de 100% em alguma área de seu interesse relacionada com Tecnologia.

Recursos: Computadores, Software de Desenvolvimento de Games, Cadernos, Lápis, Borrachas, Retroprojetor, Power Point, Telão, Word.

Avaliação: A avaliação será realizada através do desenvolvimento de programas, inicialmente focando em ensinos de escolas em zonas periféricas. Após a conclusão do primeiro programa, será avaliado o desempenho individual e o interesse dos alunos em dar continuidade com seus estudos após a conclusão do Ensino Médio.

Referências: BRASIL. Base Nacional Comum. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acessado em 04 de Setembro de 2019.


Tema 3 –   A Importância da Formação Pessoal e Profissional.

PLANO DE AULA

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome da Escola: EMEB “Iris de Freitas Savieto”.
Nome dos professores e Educadores envolvidos: Katia Flávia de Moraes, Maria Elisa do Carmo, Jorge Nelson Ventura, Ingrid Soares e Gabriela Bezerra.
Turma: 3º ano do E.M – A, B, C.

Tema: A Importância da Formação Pessoal e Profissional.

Objetivos gerais: Favorecer a atribuição de sentido às aprendizagens, garantir o protagonismo dos estudantes, promover diversos tipos de aprendizagem, proporcionar uma cultura favorável ao desenvolvimento dos alunos, promover o diálogo como ferramenta essencial ao aprendizado e garantir a conscientização da necessidade de continuar aprendendo em todos os estágios da vida.
Específicos: Favorecer a atribuição de sentido às aprendizagens, por sua vinculação aos desafios da realidade e pela explicitação dos contextos de produção e circulação dos conhecimentos. Garantir o protagonismo dos estudantes em sua aprendizagem e o desenvolvimento de suas capacidades de abstração, reflexão, interpretação, proposição e ação, essenciais à sua autonomia pessoal, profissional, intelectual e política. Promover a aprendizagem colaborativa, desenvolvendo, nos estudantes, a capacidade de trabalharem em equipe e aprenderem com seus pares.
Proporcionar uma cultura favorável ao desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores que promovam o empreendedorismo (criatividade, inovação, organização, planejamento, responsabilidade, liderança, colaboração, visão de futuro, assunção de riscos, resiliência e curiosidade científica, entre outros), entendido como competência essencial ao desenvolvimento pessoal, à cidadania ativa, à inclusão social e à empregabilidade. Prever o suporte aos jovens para que reconheçam suas potencialidades e vocações, identifiquem perspectivas e possibilidades, construam aspirações e metas de formação e inserção profissional presentes e/ou futuras, e desenvolvam uma postura empreendedora, ética e responsável para transitar no mundo do trabalho e na sociedade em geral. Promover o diálogo, o entendimento e a solução não violenta de conflitos, possibilitando a manifestação de opiniões e pontos de vista diferentes, divergentes ou opostos. Conscientizar-se quanto à necessidade de continuar aprendendo e aprimorando seus conhecimentos.

Metodologia: Serão convidados 6 profissionais atuantes no mercado, em diferentes áreas. Todos previamente selecionados por terem obtido sucesso como consequência do seu grau de estudo obtido durante a vida. Cada convidado apresentará um breve relato, de não mais que 5 minutos, de como seu sucesso está diretamente atrelado ao nível de escolaridade que possui, ressaltando que as maiores conquistas foram alcançadas após finalizarem principalmente o ensino superior. Após isso uma mesa redonda será formada onde 4 representantes dos alunos, eleitos previamente, levarão perguntas dos estudantes aos convidados. Esta mesa redonda será filmada e posteriormente editada no formato de programa de televisão, para após isso ser exibida para todos os alunos do colégio além de interessados da comunidade. Este projeto visa também a criação de uma “Emissora de TV do colégio”, na qual serão exibidos conteúdos de interesse dos alunos, projetos realizados pelos mesmos e conquistas e feitos alcançados durante a sua vida acadêmica.

Recursos: Recursos áudio-visuais, câmera, microfone, televisão, mesa e cadeiras.

Avaliação: A avaliação será feita através do grau de interesse dos alunos pela mesa redonda, além da discussão sobre o evento na escola e arredores.

Referências: BRASIL. Base Nacional Comum. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acessado em 04 de Setembro de 2019.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O desafio proposto nos forçou a utilizar a criatividade para solucionar os problemas apresentados, além de prever possíveis situações conflitantes que poderiam surgir ao desenvolver este projeto.
O desenvolvimento do projeto foi útil para estimular estratégias para motivar um grupo de pessoas que não deseja seguir com seus estudos, a mudar seu pensamento e ampliar os horizontes de possibilidades para suas carreiras. É importante ressaltar que o grupo apresentado na situação deste projeto é apenas um dos variados grupos que se encontram numa situação semelhante de desestímulo para com os estudos, sendo assim, procuramos desenvolver estratégias que pudessem ser utilizadas para este grupo, mas com conceitos que abrangem a motivação de quaisquer conjuntos de pessoas que se encontrem em condição similar.


REFERÊNCIAS
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BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho. Texto do Decreto-Lei n.º 5.452, de 1 de maio de 1943, atualizado até a Lei n.º 9.756, de 17 de dezembro de 1998. 25 ed. atual. e aum. São Paulo: Saraiva, 1999.

CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de (Org.). Construindo o saber: metodologia cientifica, fundamentos e técnicas. 5. ed. São Paulo: Papirus, 1995. 175 p.

CURITIBA. Secretaria da Justiça. Relatório de atividades. Curitiba, 2004.

DEMO, Pedro.  Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 1999.

______. Pesquisa: princípio científico e educativo.  6. ed.  São Paulo: Cortez, 2000.
MAINGUENEAU, Dominique. Elementos de lingüística para o texto literário. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

RAMPAZZO, Lino.  Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação.  São Paulo: Stiliano, 1998.

REIS, José Luís. O marketing personalizado e as tecnologias de Informação. Lisboa: Centro Atlântico, 2000.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas para apresentação de trabalhos. 2. ed. Curitiba: UFPR, 1992. v. 2.

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