Pedagogia - Projeto para enfrentar a falta de motivação no Ensino Médio
1 INTRODUÇÃO
O Desafio
Profissional foi apresentado ao grupo com o objetivo de solucionar um problema
enfrentado por uma escola fictícia, onde alunos apresentavam falta de motivação
para concluir o ensino médio e praticamente nenhum interesse em seguir com os
estudos para um curso superior.
Ao longo do projeto foram traçadas estratégias
para elevar o interesse dos estudantes em concluir os estudos do ensino médio e
se direcionarem para um curso superior da área de interesse dos mesmos.
Neste documento
se encontram definidas e explicadas tais estratégias, bem como os materiais e
métodos aplicados e formas de avaliação para cada um dos temas propostos.
2 DESENVOLVIMENTO
Diante da seguinte problemática que foi apresentada: “A
professora de Língua Portuguesa” Gabriela, ao identificar a falta de
expectativas dos alunos formandos do 3º ano do Ensino Médio, propõe juntamente
com a pedagoga Ingrid, o desenvolvimento de aulas interdisciplinares para
tratar assuntos que agreguem valores à sua formação e incentivem a continuidade
aos estudos e desenvolvimento profissional.
Ao iniciar o ano letivo de 2019, desenvolveu com os
alunos do 3° ano do Ensino Médio uma produção textual, como o tema “Repensando
o futuro”. O objetivo da professora era que os alunos pensassem sobre aspectos
referentes ao seu desenvolvimento pessoal e profissional e, ainda, que
refletissem acerca das expectativas após a formatura da Educação Básica.
Ao realizar a correção da produção textual, a
professora ficou preocupada com a falta de motivação e expectativas dos jovens
para continuidade aos estudos, visto que, em sua maioria, objetivavam concluir
o Ensino Médio e se dedicar ao trabalho, pois acreditavam que as chances de
chegar a uma universidade eram mínimas.
Na aula seguinte, a professora Gabriela propôs, em
sala, uma dinâmica para discussão dos pontos propostos na redação, mas logo
percebeu a resistência dos alunos, e ainda, quando alguns demonstravam
interesse em participar, os demais começavam a ridicularizá-los, dizendo que
não eram capazes.
Diante desta situação, a professora procurou a
pedagoga Ingrid, expôs a situação e demonstrou a sua preocupação com as
expectativas dos formandos. Prontamente, a pedagoga reconheceu a relevância da
situação apresentada pela professora e propôs que desenvolvessem em integração
com os docentes das demais disciplinas, aulas para a discussão de temas que
levassem os alunos a refletirem sobre expectativas para o futuro, e ainda, que
os incentivassem a continuar os estudos após a conclusão do Ensino Médio.”
Para a criação do projeto que auxiliará esta escola,
dividiu-se a atuação em três grandes áreas, “Educação e Diversidade”, “A
Tecnologia e a Juventude” e “A Importância da Formação Pessoal e Profissional.”
Na
primeira grande área de atuação, dedica-se tempo e energia para garantir a compreensão dos alunos de que a
qualidade de vida, oportunidades de trabalho e sucesso profissional estão
diretamente relacionados com o grau de estudo que os mesmos obtêm durante a
vida. Este objetivo é justificado pela situação sócio-econômica em que os
alunos estão inseridos. Numa sociedade que reduz cada vez mais as oportunidades
para alunos desta situação, é essencial atuar ativamente para reverter esse
cenário reforçado por todos os meios que os cercam.
Para isso será realizada uma feira de profissões com
palestrantes das áreas mais cobiçadas pelos alunos, essas áreas serão definidas
através de uma pesquisa de interesse realizada previamente. Além disso, nessa
feira de profissões, será apresentado um mapa do cenário atual do mercado com
previsões para o futuro. Essa feira de profissões vem como uma ideia inovadora,
que foge aos padrões de palestras e debates monótonos e que não atraem a
atenção e interesse dos alunos. O interesse dos alunos deve ser sempre prioridade
tanto na hora do planejamento de atividades propostas como na execução de tais
atividades. As ações e atuações aqui devem ser voltadas ao objetivo central do
projeto, não a mera exposição de profissionais de sucesso.
Com
relação ao segundo tema, o objetivo é afirmar
o protagonismo dos alunos acerca da sua aprendizagem. Para isso, apresentar
materiais e métodos utilizados para se desenvolver inovações e criar projetos
concretos que realcem a atuação dos alunos. Nesta fase é importante a interação
e atuação dos alunos com tecnologias presentes que facilitam e possibilitam
feitos do interesse dos mesmos. Novamente, a ideia do projeto é apresentar um
futuro diferente, que contemple a possibilidade destes alunos serem atuantes do
próprio destino, podendo escolher dentre diferentes áreas de atuação profissional,
porém reafirmar que todas estas áreas são dependentes da qualificação e
formação intelectual dos estudantes.
Quanto ao terceiro tema, o objetivo é favorecer a
atribuição de sentido às aprendizagens, pois a aprendizagem é favorecida quando
se vê o objetivo final do caminho seguido. Os alunos aqui devem ser
apresentados a cenários promissores que são favorecidos com o aumento da
qualificação profissional. Para se realizar isto, novamente um meio inovador
será utilizado, colocando representantes dos alunos elegidos, por meio de uma
votação, em contato com profissionais renomados de diversas áreas. Além disso,
uma mesa redonda, que é uma maneira dinâmica e interativa de troca de
informações, será criada. A gravação e exposição dos resultados em uma forma de
mídia inovadora terão como objetivo atrair a atenção dos alunos, que
enxergarão, nos colegas que foram escolhidos por eles, um pequeno sucesso já
obtido. Novamente o objetivo aqui é fomentar cada vez mais o interesse dos
alunos pelo sucesso, que será ressaltado várias vezes como facilitado pela
melhoria da qualificação dos alunos.
PASSO 1
Nome da Escola: EMEB “Iris de Freitas Savieto”
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Turma: 3º ano do E.M – A, B, C.
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Número de Alunos: 120 alunos, sendo 40 em cada sala.
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Nome dos professores e Educadores envolvidos: Katia Flávia de
Moraes, Maria Elisa do Carmo, Jorge Nelson Ventura, Ingrid Soares e Gabriela
Bezerra.
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Descrição do perfil da Turma: Desinteresse por falta de estimulo
e motivação. Resistência com foco em uma perspectiva de vida, visando
trabalho em primeiro lugar. Pensamentos de chances mínimas para chegar à
universidade.
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PASSO
2
Tema
1 – Educação e Diversidade.
PLANO DE AULA
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DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
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Nome
da Escola: EMEB “Iris de Freitas Savieto”.
Nome
dos professores e Educadores envolvidos: Katia Flávia de Moraes, Maria
Elisa do Carmo, Jorge Nelson Ventura, Ingrid Soares e Gabriela Bezerra.
Turma:
3º ano do E.M – A, B, C.
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Tema:
Educação e Diversidade.
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Objetivos Gerais: Garantir
a compreensão dos alunos de que a qualidade de vida, oportunidades de
trabalho e sucesso profissional é diretamente relacionado com o grau de
estudo obtido durante a vida do indivíduo, sendo este, potencializado quando
o conhecimento é adquirido durante as fases iniciais do desenvolvimento do
aluno. Certificar a todos que, independente de suas características
pessoais e do grupo social que integrem trilhar o caminho de estudos garante
melhores oportunidades de vida do que integrar o mercado de trabalho
precocemente.
Específicos: Assegurar tempos e espaços para que os estudantes
reflitam sobre suas experiências positivas relacionadas ao aprendizado que
tiveram até então, de modo a valorizarem o ganho de conhecimento em
contraponto ao trabalho.
Combater estereótipos relacionados
ao grupo social que integram, discriminações de qualquer natureza e violações
de direitos pessoais ou de grupos sociais, favorecendo a ampliação de
horizontes de vida que é obtida com um desenvolvimento intelectual.
Construir projetos pessoais e
coletivos baseados na liberdade de escolha de uma carreira proporcionada pelo
encerramento de, ao menos, o ciclo básico de estudos.
Expor a relação trabalho
qualificado x qualidade de vida e o ganho de oportunidades crescente
diretamente relacionado com o nível de estudo do indivíduo.
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Metodologia:
Será realizada uma feira
de profissões com palestrantes das áreas mais cobiçadas pelos alunos em uma
pesquisa de interesse realizada previamente. Cada adolescente escolherá três
profissões as quais gostaria de se aprofundar e que almeja atuar na área
futuramente. Após as profissões serem anotadas, os professores se reunirão e
selecionarão as nove mais citadas.
Posteriormente, os professores irão
atrás dos palestrantes dos temas escolhidos. Durante a palestra será abordado
a história de vida do profissional. Abordarão também as melhores formas que
utilizaram para estudar para os vestibulares e quais são as melhores
universidades do curso que prestaram. No encerramento, citarão o atual status
do mercado de trabalho das profissões e citarão também projeções para o
futuro.
Para concluir a Feira de Profissões,
os alunos poderão escolher conhecidos para falarem um pouco sobre a profissão
à qual exercem. A feira terá duração de três dias e será aberta para o
público de fora da escola. Cada dia contará com três palestrantes oficiais e
dois palestrantes que serão convidados pelos alunos.
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Recursos: Recursos audiovisuais
comumente utilizados em palestra. (Telão branco, slides, retroprojetor,
vídeos, etc).
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Avaliação:
A avaliação acontecerá através da compreensão da importância dos estudos
mesmo na fase adulta, ressaltando que é possível expandir as oportunidades de
vida. Posteriormente, será obtido um feedback dos alunos e participantes da
feira sobre como esta impactou em seu cotidiano e tomada de decisões.
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Referências:
BRASIL. Base Nacional Comum. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base.
Acessado em 04 de Setembro de 2019.
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Tema 2
– A Tecnologia e a Juventude
DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO
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Nome da Escola: EMEB “Iris de Freitas
Savieto”.
Nome dos professores e Educadores
envolvidos: Katia Flávia de Moraes, Maria Elisa do Carmo, Jorge Nelson
Ventura, Ingrid Soares e Gabriela Bezerra.
Turma: 3º ano do E.M – A, B, C.
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Tema: A Tecnologia e a Juventude.
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Objetivos Gerais: Afirmar o protagonismo dos alunos acerca da
sua aprendizagem. Aguçar comportamentos que garantam o aprendizado dos
alunos. Apresentar o contexto do saber. Atingir os objetivos de formação
completa do aprendizado dos alunos.
Específicos: Afirmar o
protagonismo dos alunos acerca da sua aprendizagem e o desenvolvimento de
suas competências de distração, independência própria, profissional,
intelectual e política. Aguçar comportamentos cooperativos e assertivos para
encarar os desafios da aprendizagem individual e coletiva em comum, apoiada
na pratica e na revolução. Assegurar e apresentar o contexto do saber, unir
as proporções da ocupação, da ciência, da tecnologia e da cultura. Antecipar
ajuda a juventude para confessar suas capacidades e vocações, e pontos de
vista e criar oportunidades, atingir objetivos de formação e implantação
habilitado presentes e/ou futuras, e fortaleçam uma aparência diligente,
ética e criteriosa para percorrer no mundo do trabalho e na sociedade em
geral.
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Metodologia: Realizar um Projeto de
Letramento junto aos alunos do terceiro ano do ensino médio. O projeto será
realizado durante 1 hora semanal no período da aula de informática e terá um
dia por semana com contra turno para aprofundar o assunto, sendo este contra
turno obrigatório a todos para estimular o real interesse em aprender. No
decorrer do Letramento serão desenvolvidos diversos aplicativos de games
pelos alunos e serão ministradas palestras por profissionais da área da
tecnologia ressaltando a importância da mesma em diversos períodos da vida,
expondo aplicativos que contribuam para a aprendizagem nos vestibulares e que
estimulem habilidades como: concentração, lógica, formulação de estratégias,
auto confiança e por fim tomada de decisões em situações que exijam
raciocínio rápido. No encerramento, os alunos receberão um certificado
garantindo seus desenvolvimentos com o Projeto de Letramento e os três
destaques de cada turma receberão um estágio remunerado em uma empresa de
Desenvolvimento Tecnológico além de uma bolsa de estudo de 100% em alguma
área de seu interesse relacionada com Tecnologia.
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Recursos: Computadores, Software de
Desenvolvimento de Games, Cadernos, Lápis, Borrachas, Retroprojetor, Power
Point, Telão, Word.
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Avaliação: A avaliação será realizada
através do desenvolvimento de programas, inicialmente focando em ensinos de
escolas em zonas periféricas. Após a conclusão do primeiro programa, será
avaliado o desempenho individual e o interesse dos alunos em dar continuidade
com seus estudos após a conclusão do Ensino Médio.
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Referências: BRASIL. Base Nacional
Comum. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base.
Acessado em 04 de Setembro de 2019.
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Tema 3
– A Importância da Formação Pessoal e
Profissional.
PLANO DE AULA
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DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
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Nome
da Escola: EMEB “Iris de Freitas Savieto”.
Nome
dos professores e Educadores envolvidos: Katia Flávia de Moraes, Maria
Elisa do Carmo, Jorge Nelson Ventura, Ingrid Soares e Gabriela Bezerra.
Turma:
3º ano do E.M – A, B, C.
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Tema:
A Importância da Formação Pessoal e Profissional.
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Objetivos
gerais: Favorecer a atribuição de
sentido às aprendizagens, garantir o protagonismo dos estudantes, promover
diversos tipos de aprendizagem, proporcionar uma cultura favorável ao
desenvolvimento dos alunos, promover o diálogo como ferramenta essencial ao
aprendizado e garantir a conscientização da necessidade de continuar aprendendo
em todos os estágios da vida.
Específicos:
Favorecer a atribuição de sentido às aprendizagens, por sua vinculação
aos desafios da realidade e pela explicitação dos contextos de produção e
circulação dos conhecimentos. Garantir
o protagonismo dos estudantes em sua aprendizagem e o desenvolvimento de suas
capacidades de abstração, reflexão, interpretação, proposição e ação,
essenciais à sua autonomia pessoal, profissional, intelectual e política. Promover a aprendizagem
colaborativa, desenvolvendo, nos estudantes, a capacidade de trabalharem em
equipe e aprenderem com seus pares.
Proporcionar uma cultura favorável ao
desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores que promovam o
empreendedorismo (criatividade, inovação, organização, planejamento, responsabilidade,
liderança, colaboração, visão de futuro, assunção de riscos, resiliência e
curiosidade científica, entre outros), entendido como competência essencial
ao desenvolvimento pessoal, à cidadania ativa, à inclusão social e à
empregabilidade. Prever o suporte aos jovens para que reconheçam suas
potencialidades e vocações, identifiquem perspectivas e possibilidades,
construam aspirações e metas de formação e inserção profissional presentes
e/ou futuras, e desenvolvam uma postura empreendedora, ética e responsável
para transitar no mundo do trabalho e na sociedade em geral. Promover o
diálogo, o entendimento e a solução não violenta de conflitos, possibilitando
a manifestação de opiniões e pontos de vista diferentes, divergentes ou
opostos. Conscientizar-se quanto à necessidade de continuar aprendendo e
aprimorando seus conhecimentos.
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Metodologia:
Serão convidados 6 profissionais
atuantes no mercado, em diferentes áreas. Todos previamente selecionados por
terem obtido sucesso como consequência do seu grau de estudo obtido durante a
vida. Cada convidado apresentará um breve relato, de não mais que 5 minutos,
de como seu sucesso está diretamente atrelado ao nível de escolaridade que
possui, ressaltando que as maiores conquistas foram alcançadas após finalizarem
principalmente o ensino superior. Após isso uma mesa redonda será formada
onde 4 representantes dos alunos, eleitos previamente, levarão perguntas dos
estudantes aos convidados. Esta mesa redonda será filmada e posteriormente
editada no formato de programa de televisão, para após isso ser exibida para
todos os alunos do colégio além de interessados da comunidade. Este projeto
visa também a criação de uma “Emissora de TV do colégio”, na qual serão
exibidos conteúdos de interesse dos alunos, projetos realizados pelos mesmos
e conquistas e feitos alcançados durante a sua vida acadêmica.
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Recursos:
Recursos áudio-visuais, câmera,
microfone, televisão, mesa e cadeiras.
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Avaliação:
A avaliação será feita através do grau de interesse dos alunos pela mesa
redonda, além da discussão sobre o evento na escola e arredores.
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Referências:
BRASIL. Base Nacional Comum. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base.
Acessado em 04 de Setembro de 2019.
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CONSIDERAÇÕES
FINAIS
O
desafio proposto nos forçou a utilizar a criatividade para solucionar os
problemas apresentados, além de prever possíveis situações conflitantes que
poderiam surgir ao desenvolver este projeto.
O
desenvolvimento do projeto foi útil para estimular estratégias para motivar um
grupo de pessoas que não deseja seguir com seus estudos, a mudar seu pensamento
e ampliar os horizontes de possibilidades para suas carreiras. É importante
ressaltar que o grupo apresentado na situação deste projeto é apenas um dos
variados grupos que se encontram numa situação semelhante de desestímulo para
com os estudos, sendo assim, procuramos desenvolver estratégias que pudessem
ser utilizadas para este grupo, mas com conceitos que abrangem a motivação de
quaisquer conjuntos de pessoas que se encontrem em condição similar.
REFERÊNCIAS
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ALVES, Maria Leila. O papel equalizador do regime decolaboração estado-município na política de alfabetização. 1990. 283 f . Dissertação (Mestrado
em Educação) - Universidade de Campinas, Campinas, 1990. Acesso em: 28 set. 2001.
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Trabalho. Texto do Decreto-Lei n.º
5.452, de 1 de maio de 1943, atualizado até a Lei n.º 9.756, de 17
de dezembro de 1998. 25 ed. atual. e aum. São Paulo: Saraiva, 1999.
CARVALHO, Maria Cecília Maringoni
de (Org.). Construindo o saber: metodologia cientifica, fundamentos e
técnicas. 5. ed. São Paulo: Papirus, 1995. 175 p.
CURITIBA. Secretaria da Justiça. Relatório
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DEMO, Pedro. Metodologia
do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 1999.
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São Paulo: Cortez, 2000.
MAINGUENEAU, Dominique. Elementos de lingüística para o texto
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RAMPAZZO, Lino. Metodologia
científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. São Paulo: Stiliano, 1998.
REIS, José Luís. O marketing
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2000.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.
Biblioteca Central. Normas para
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